TRADUTOR :

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

Postagens populares

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Algumas curiosidades que talvez você ainda não saiba




Índia é maior produtora de cinema


A indústria cinematográfica da Índia é a maior do mundo. Produz cerca de 700 filmes por ano, emprega 2 milhões de pessoas e atrai 70 milhões de espectadores por semana. Sessenta por cento da arrecadação reverte em impostos para o governo indiano. A enorme quantidade de filmes produzidos reflete-se na qualidade.



Primeiro romance do mundo foi escrito por uma mulher




Uma mulher foi a autora do primeiro romance literário de todos os tempos. Murasaki Shibiku, uma japonesa da classe nobre, escreveu no ano 1007 um livro chamado "A história de Genji", contando a história de um príncipe em busca amor e sabedoria. A pessoa que escreveu o maior número de romances na história também é uma mulher. Barabara Cartland é autora de nada menos que 723 romances, que venderam mais de um bilhão de cópias em 36 idiomas, fazendo dela também a autora de romances mais vendida do mundo.



A origem do rock´n´roll




Alan Freed, um DJ americano, foi quem deu o nome rock-n-roll ao ritmo musical, em 1953. Freed criou o termo inspirado na letra de um antigo blues, de 1922, que dizia my baby she rocks me with steady roll (Minha gata me embala com um ritmo constante), uma analogia ao sexo.



De onde vem a expressão "lágrimas de crocodilo"?




Quando os crocodilos comem uma presa, eles a engolem sem mastigar. Para isso, abrem a boca de tal forma que ela comprime a glândula lacrimal, localizada na base da órbita, o que faz com que os répteis lacrimejem. A partir dessa observação, passou-se a dizer que as pessoas que choram sem razão, ou por fingimento, derramam lágrimas de crocodilo.



O padroeiro dos jogadores




Santo Onofre é considerado padroeiro dos jogadores, devoção que não lhe faz justiça. Em vida, Onofre foi modelo de virtudes. Eremita da Tebaida, viveu em jejum permanente e castidade absoluta durante 60 anos. Não se tem notícia de nenhum deslize, mesmo antes de ingressar na vida religiosa. Os jogadores o invocam na mesa de jogo, colocando sua imagem em lugar estratégico, entre as pernas.



Oscar era entregue em jantar particular




Apesar de primeira da entrega do Oscar ter sido oficialmente realizada em 1929, o prêmio já existia desde 1927. Por dois anos, a entrega de prêmios, realizada no Roosevelt Hotel, em Hollywood, foi feita durante um jantar particular. A primeira edição não-oficial, que contou com menos de 250 expectadores, ofereceu estatuetas aos vencedores de 12 categorias. Nessa época, a Academia tinha apenas 36 membros. Percebendo a curiosidade das pessoas em saber quem ganharia as estatuetas, criou-se em 1929 o evento que é hoje a mais famosa premiação do cinema.




Hindus imaginavam elefantes sustentando a Terra




Uma das mais antigas concepções sobre a forma da Terra foi a dos hindus. Eles a imaginavam como a metade de uma esfera, sustentada por elefantes. Tudo – o hemisfério e os paquidermes – eram carregados nas costas de uam enorme tartaruga, o que explicava o movimento do planeta pelos caminhos do céu.




Livro mais antigo do mundo é chinês




O livro mais antigo do mundo é o Y-Ching ou Livro dos Números dos chineses, hoje tão em moda entre os que acreditam em profecias e adivinhações. Muito tempo antes de Confúcio, já causava grandes controvérsias entre filósofos na China e também na Índia.



Mona Lisa foi um dos primeiros quadros a exibir as mãos do modelo




Maior obra-prima da pintura de todos os tempos, Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, foi um dos primeiros retratos da história da arte ocidental a incluir as mãos do modelo. Até então, retratos mostravam as mulheres apenas do busto para cima.

A tela pode ser vista no museu do Louvre, em Paris.



Moda em aumentar o seios nasceu em Creta




A tendência da moda feminina de aumentar e projetar o volume dos seios nasceu em 1.600 a.C. entre os gregos da ilha de Creta. Atravessou os séculos, até 1907, quando um estilista francês Paul Poiret decretou que as mulheres deviam ser discretas. Mas em 1950 Marilyn Monroe acabou com a "repressão" e a moda voltou.



William Shakespeare é considerado o maior escritor da língua inglesa




A obra de William Shakespeare, gênio da literatura britânica, compõe-se de dois grandes poemas, 154 sonetos e 37 peças teatrais - 17 comédias, 10 dramas e 10 tragédias. É considerado o escritor de maior e melhor vocabulário da língua inglesa em todos os tempos. Nasceu em 1564 e faleceu em 1616.




Marca da enciclopédia eletrônica "Grolier" é inspirada em nobre francês




A marca "Grolier", da conhecida enciclopédia eletrônica, origina-se no nome do nobre francês Jean Grolier, visconde de Aguisy (1479-1565), conhecido pelo seu amor ao livro e à difusão da cultura. Os três mil livros da sua biblioteca continham a inscrição: "Pertence a Jean Grolier e aos amigos."



Aventuras de Marco Polo foram vividas por outros viajantes




Pode um homem dizer verdade e ser mentiroso? O veneziano Marco Polo gabava-se de ter vivido aventuras na China, que na verdade recolheu de outros viajantes. Como exagerava tudo, ganhou o apelido de Marco Milhões. Seu livro, As viagens de Marco Polo, inspirou o ciclo das grandes navegações.



Primeira publicação de um poeta brasileiro foi em 1705




O primeiro poeta brasileiro a publicar um livro foi Manoel Botelho de Oliveira. O volume chamava-se "Música do Parnaso" e foi impresso em 1705, na oficina de Miguel Menescal. Na dedicatória que fez a D. Nuno Álvares Pereira, ele próprio se denominou "o primeiro filho do Brasil" a publicar versos.



Universidade britânica tem curso para formar papais noéis




Uma universidade britânica criou curso especial de oito semanas, para formar papais noéis. Com a exigência do diploma, serão afastados os pedófilos, viciados em drogas e ladrões que usavam o disfarce para agir. Os candidatos não podem fumar nem beber durante o trabalho. As aulas incluem maquiagem, entonação e comunicação com crianças.



A primeira mulher brasileira a se formar em medicina




A primeira brasileira a se formar em medicina foi a carioca Maria Augusta Generoso Estrela. Como a matrícula era proibida às mulheres nas universidades brasileiras, foi obrigada a estudar nos Estados Unidos. Concluiu o curso em 1879, mas teve de esperar dois anos para receber o diploma por ser menor de idade.



A palavra mais longa do português




A mais longa palavra do português falado no Brasil é "antinconstitucionalissimamente", de 29 letras, que qualifica algo contrário ao que dispõe a constituição de um país.




Palavras cruzadas surgiram nos EUA em 1913 e foram supostamente criadas por um presidiário




O passatempo das palavras cruzadas, praticado por milhões de pessoas em todo o mundo, apareceu pela primeira vez em 21 de dezembro de 1913, no jornal norte-americano The New York World's. Consta que foi criado por um presidiário que passava o tempo desenhando as grades da cela em pedaços de papel

 
 
Retrato falso de duas meninas cercadas de fadas levou criador de Sherlock Holmes a acreditar em seres sobrenaturais




Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes, o detetive que não se deixava lograr, em 1917 caiu no "conto" da assombração. O retrato de duas meninas, cercadas de fadas e gnomos, o convenceu da existência de seres sobrenaturais. Anos depois, elas revelaram que tinham posado com figuras recortadas em papel e fixadas com alfinetes.



 
Arcanjo Gabriel é cultuado pelas três grandes religiões monoteístas




O arcanjo Gabriel é o único ente religioso cultuado pelas três religiões monoteístas. Os judeus o têm como o anjo exterminador de Sodoma e Gomorra, as cidades do pecado. Para os maometanos, foi quem revelou o Alcorão ao profeta Maomé. E para os cristãos, foi o portador da mensagem de Deus à Virgem Maria.



Psicanálise só mereceu verbete próprio na Enciclopédia Britânica em 1926




A psicanálise foi tão controvertida quando surgiu no século 19 que a Enciclopédia Britânica, uma das mais conceituadas em todo o mundo, só incluiu este termo em 1922, assim mesmo dentro dos verbetes "behavorismo" e "psicoterapia". A psicanálise só mereceu um verbete próprio em 1926 e o seu autor foi nada menos que Freud.



Bíblia foi o primeiro livro, mas não a primeira obra impressa por Gutenberg




Ao contrário do que se crê, a Bíblia de 1282 páginas, em latim, foi o primeiro livro mas não a primeira obra impressa por Gutenberg. Os mais antigos trabalhos do inventor dos tipos móveis foram a Carta de Indulgência, com 31 linhas, impressa em 1451, e Türkenkalender, um alerta contra a ameaça de uma invasão turca após a queda de Constantinopla, em 1453, concluído em 1454.



Caligrafia de Machado de Assis era tão ruim que revisores recusavam trabalhar com ele




A letra de Machado de Assis era muito ruim. Redator do Diário de Janeiro, de Quintino Bocaiúva, os revisores recusaram trabalhar com ele, sem que melhorasse a caligrafia. Quintino respondeu aos reclamantes que só os atenderia se lhe mostrassem original de Machado que ele não conseguisse ler. Mostraram. Não só Quintino, mas o próprio Machado não foi capaz de decifrar o que havia escrito.



Strauss cortava pêlos do seu cão para dar de presente aos fãs como se fossem seus cabelos




Johan Strauss, célebre compositor vienense, sempre viajava levando consigo Phylax, cãozinho de estimação. Strauss tinha uma cabeleira negra muito bonita e as fãs sempre pediam um cachinho como lembrança. O compositor, disfarçadamente, cortava tufos do pêlo do cãozinho e os oferecia como se fossem seus cachos. O pobre Phylax com freqüência, parecia uma ovelha tosqueada.



Dança do ventre adquiriu caráter erótico a partir de sua difusão no Ocidente




A famosa dança do ventre, que tem sido explorada com apelos sexuais em filmes e espetáculos teatrais, nasceu no Egito, três mil anos antes de Cristo. Originariamente, era praticada pelas sacerdotisas como forma de meditação e conhecimento do corpo. Quando se difundiu pelo Ocidente, é que adquiriu o caracter erótico.



Frankenstein e Drácula nasceram em concurso de histórias de horror




Frankenstein e Drácula nasceram em 1916, em uma casa de Genebra, onde o poeta Percy Shelley e sua amante Mary Wollstonecraft, e o poeta lord Byron e seu amigo John Polidori passavam o verão. Na falta do que fazer, inventam um concurso de histórias de horror para passar o tempo. As histórias de Byron e de Shelley, se perderam, mas as Mary e Polidori, dois escritores medíocres tornaram-se clássicos da literatura. Polidori teve pouca sorte. Seu conto chamava-se The Vampyre (O vampiro) mas sua idéia foi aproveitada mais tarde por Bram Stoker, que se celebrizou com ela, enquanto o verdadeiro autor ficou sepultado irremediavelmente em esquecimento.



 
Beleza da cerâmica chinesa é inigualável há 3.000 anos




A despeito de todos os avanços da tecnologia, nenhum outro povo, até hoje, conseguiu igualar os chineses na arte da cerâmica. Há cerca de 3.000 anos criam peças únicas, que se sobressaem pela beleza e colorido dos desenhos de serpentes, dragões e aves fantásticas que ostentam. É particularmente no azul e no branco translúcido que a porcelana chinesa tem o máximo de seu esplendor.




Muitas hipóteses foram levantadas para explicar o sorriso contido da Mona Lisa




O sorriso contido da Mona Lisa, obra-prima da pintura universal de todos os tempos, é um enigma. Várias hipóteses foram levantadas para explicá-lo, desde tristeza de mãe pela perda do filho pequeno até dor de dentes. O mais provável é que o marido de Lisa, o milionário florentino, Francesco del Giocondo, muito mais velho do que ela, morria de ciúmes e reprimia suas expansões. Daí o sorriso contido e o ar de tristeza.



Corpo petrificado de gigante de 3 metros exibido em 1869 nos EUA era estátua de gesso




Em 1869, o corpo petrificado de um gigante de 3 metros de altura atraiu multidões para a fazenda de William Newell, em Cardiff, Estado de Nova York. Newell enriqueceu cobrando entrada dos curiosos. Depois, revelou que fabricara a estátua em gesso só para desmoralizar a afirmação da Bíblia, de que a Terra fora habitada por gigantes em tempos remotos. A credulidade das pessoas fez o resto.



Einstein dizia que nenhum dinheiro poderia ajudar a humanidade a progredir




Albert Einstein era desligado das coisas materiais. Costumava dizer que nenhum dinheiro poderia ajudar a humanidade a progredir. Exilado nos Estados Unidos, ofereceram-lhe uma cátedra na Universidade de Princenton. Perguntado quanto desejava de salário, respondeu: "900 dólares. Acham que é demais?" A direção da Universidade decidiu fixar-lhe os honorários em 2.500 dólares.



O enigma da Esfinge




A Esfinge é um ser mitológico que possui a cabeça de mulher, o corpo de um leão e as asas de uma águia. Conta a lenda grega que o monstro, enviado por Hades ou Hera, invadiu o território da cidade de Tebas, destruindo os campos e afugentando os moradores. A criatura, que havia aprendido um enigma com as Musas, propôs-se a se retirar do local se alguém conseguisse decifrar o seu significado, porém aqueles que não o conseguissem, seriam devorados. Sua adivinhação era: "O que possui quatro pernas pela manhã, duas pernas pela tarde e três pernas ao anoitecer?" Édipo, filho do rei de Tebas e assassino inconsciente do próprio pai, foi quem solucionou o mistério, respondendo "o homem, pois ele engatinha quando pequeno, anda com as duas pernas quando é adulto e usa bengala na velhice." Depois de derrotada, a Esfinge suicidou-se, jogando-se num abismo, e Édipo, como prêmio, recebeu o Reino de Tebas e a mão da rainha enviuvada, sua própria mãe.





Curupira, o lendário defensor das florestas



O curupira é uma das lendas mais comuns do folclore brasileiro. Trata-se de um indiozinho de cabelos vermelhos ou cabeça raspada, defensor da flora e fauna e inimigo daqueles que caçam por prazer. O traço mais marcante do ser do imaginário tupi-guarani são seus pés virados para trás que deixam trilhas confusas àqueles que tentam persegui-lo. O curupira muitas vezes é descrito como uma entidade má e assassina, não tendo piedade alguma com os caçadores. Por isso, os índios que nele acreditam costumam deixar artefatos como uma espécie de oferenda para que os curupiras não os ataquem. Uma de suas táticas é o uso de um assobio alto e estridente que tem o poder de desorientar o alvo, fazendo-o perder-se na mata.



A origem do tabaco




Acredita-se que a palavra "tabaco" venha do nome da ilha de Tobago ou da região de Tabasco, no México, alguns dos lugares onde a planta foi primeiramente encontrada; enquanto que "cigarro" deriva da palavra maia que nomeava o objeto, "sik´ar", que significa "fumar". A planta (Nicotiana tabacum) foi fumada pela primeira vez pelos índios americanos, que enrolavam suas folhas secas em folhas de palmeira ou de milho.




Lá vem a noiva...




A tradição de se vestir especialmente para o dia do casamento vem da Roma Antiga, porém o clássico vestido branco foi usado pela primeira vez na Inglaterra pela rainha Vitória em seu casamento com o príncipe Albert. A partir de então, virou moda em toda a Europa. Já o véu da noiva existe desde a antiguidade, sendo costume dos gregos cobrir o rosto da noiva durante a cerimônia para proteger a mulher de mau olhado e também dos olhos de outros homens.




Catedral de Notre-Dame é o mais belo monumento da arte gótica no mundo




A Catedral de Notre-Dame, situada na Ile de la Cité, Paris, é considerado o mais belo monumento de arte gótica do mundo. A pedra fundamental foi colocada pelo papa Alexandre III e pelo rei Luís VII. A construção iniciou-se em 1163 e concluiu-se em 1230. Foi feita uma reforma importante entre 1844 e 1864 e hoje a igreja é um dos pontos turísticos mais visitados da Europa.




Alfabeto Braille foi criado a partir de código da Marinha francesa




O alfabeto dos cegos foi criado por um francês, Louis Braille, a partir de um código da Marinha francesa, que possibilitava a leitura de mensagens durante à noite, em lugares onde qualquer luz denunciaria a posição dos navios de guerra. Tem 63 caracteres de seis pontos cada um, que podem ser reconhecidos pelo toque dos dedos.




O primeiro livro impresso em português




Especialistas do Brasil e Portugal discordam sobre qual seja o primeiro livro impresso em Língua Portuguesa. Para os brasileiros, foi a tradução de Sacramental, de Clemente Sanchez, publicada em 1488. Como não traz a data de edição, os portugueses consideram o Tratado de Confissom, que saiu do prelo em 1489.



Nariz e orelhas nunca param de crescer




O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo torna-se adulto. Daí porque o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem. A face também encolhe porque os músculos da mastigação se atrofiam com a perda dos dentes.



Por que a barriga faz barulho quando estamos com fome?




Sempre que o estômago prepara-se para receber alimento as paredes do abdome funcionam como um amplificador, contraindo-se. Este processo costuma acontecer nos horários em que a pessoa está acostumada a comer. Às vezes o barulho é tão forte que parece existir um monstro na barriga do "faminto".




2002 teve o dia da "grande capicua"




No dia 20 de fevereiro de 2002 vivemos um momento matemático que acontece apenas dez vezes a cada mil anos. Trata-se de um dia capicua, uma data que pode ser lida indiferentemente da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda (20.02.2002). Essa capicua, entretanto, foi especial, pois, além de ser a primeira do milênio, pode ser multiplicada pelos relógios digitais às 20h02, mostrando "20:02 20/02 2002". Um fenômeno como esse aconteceu apenas duas vezes anteriormente, às 10h01 de 10/01/1001 e às 11h11 de 1111, mas é claro que nessa época não se pode observar a seqüência numérica em mostradores digitais. Grandes capicuas como essas só serão vistas mais uma vez na história da humanidade, às 21h12 de 21/12/2112. Após essa data, será impossível reproduzi-las, já que só existem 12 meses. Muitas pessoas acreditam que essas seqüências numéricas simétricas são na verdade um sinal de boa



O calendário se repete a cada 28 anos, com datas caindo nos mesmos dias da semana




O ano, não sendo bissexto, termina sempre no mesmo dia da semana em que se iniciou e seus meses de fevereiro, março e novembro começam sempre no mesmo dia da semana. Nenhum século começa em quarta-feira, sexta-feira ou sábado. A cada 28 anos, o calendário se repete, com as datas caindo nos mesmos dias da semana.




Primeira lei de trânsito limitava a velocidade em 10 km/h




A primeira lei de trânsito chamava-se Lei da Bandeira Vermelha e foi promulgada em 1836, na Inglaterra. Além de limitar em dez quilômetros por hora a velocidade máxima, obrigava a que o carro fosse precedido por um homem portando uma bandeira vermelha para alertar os pedestres, a no mínimo 60 metros de distância.



O maior carnívoro terrestre é o urso polar, cujos machos pesam de 400 a 600 Kg e medem de 2,4 a 2,6 m do focinho à cauda.









Nenhum comentário:

Postar um comentário