TRADUTOR :

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

Postagens populares

domingo, 24 de abril de 2011

FLOR CADÁVER

                                                               Flor - cadáver



Amorphophallus titanum

Classificação científica

Reino: Plantae



Divisão: Magnoliophyta



Classe: Liliopsida



Ordem: Alismatales



Família: Araceae



Género: Amorphophallus





Nome binomial

Amorphophallus titanum




O jarro-titã, flor-cadáver ou titan arum em inglês, (Amorphophallus titanum) é a maior e mais malcheirosa "flor" do mundo. Trata-se de fato, não de uma flor, mas de uma inflorescência apelidada de espádice. Quando desabrocha, ela chega a atingir três metros de altura e pode pesar até 75 quilogramas.





Ela exala um forte odor que atrai insetos carniceiros (principalmente besouros), por isso a fama de maior planta carnívora do mundo.






Começa sua vida como um pequeno tubérculo, então solta uma única coluna afilada que cresce furiosamente, até 16,6 centímetros por dia.






Essa planta tuberosa, cultivada em diversos jardins botânicos, permanece endemica somente às florestas tropicais do oeste da Sumatra, uma ilha da Indonésia, no Oceano Índico, onde é conhecida como "flor cadáver". Este nome pode derivar do cheiro nauseabundo que exala, mas lendas contam que na realidade a planta foi assim batizada pois quando desabrocha, a flor devora quem a cultivou.






Quem a descobriu foi o botânico italiano Odoardo Beccari, em 1878.






Pode viver até 40 anos, mas só floresce duas ou três vezes.









Na  Suiça Centenas visitam jardim botânico na Suíça para ver flor-cadáver florescer

Atualizado em 25/04/2011
 
Última a florescer no país europeu foi há 75 anos.


Flor-cadáver é nativa da ilha indonésia de Sumatra.

Centenas de pessoas visitaram o jardim botânico da cidade da Basileia, na Suíça, para ver uma flor-cadáver florescer. A planta, que tem esse nome por causa do mau cheiro, tem 17 anos de idade e nunca tinha florescido antes.


Segundo o jardim botânico, eram esperados 10 mil visitantes no último fim de semana para ver a flor-cadáver de 2 metros de altura, que é nativa da ilha indonésia de Sumatra. A última a florescer na Suíça foi há 75 anos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário