TRADUTOR :

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

Postagens populares

sábado, 16 de abril de 2011

PORTO WALTER - ACRE

Porto Walter é um município que fica localizado no oeste do estado brasileiro do Acre, sua população é de 8.894 habitantes e sua área é de cerca de 6.093,4 km², limita-se ao norte com o município de Tarauacá, ao sul com o Peru, a leste com o município de Marechal Thaumaturgo e a oeste com o município de Cruzeiro do Sul.




Os primeiros habitantes a residirem no município foram os índios das nações Arara, Náuas, Amoaças, Kampas, Kulinas e Catianos, que até hoje se encontram na região. No final do século 19 começou a chegar o homem branco, vindo principalmente do nordeste atraído pela extração do látex da seringueira, principal produto econômico da região.



Em 1910, aporta ao município um batelão de grande porte, comandado pelo Coronel Absolon de Souza Moreira, que fixou residência na parte mais alta da terra firme. De pulso firme, caráter austero e muito trabalhador, foi ele que iniciou o desbravamento desta região.



O município de Porto Walter, antiga Vila Humaitá, desmembrado do município de Cruzeiro do Sul, foi criado pela Lei n.º 1.033, de 28.04.92, pelo então Governador do Acre, Edmundo Pinto de Almeida Neto, elevado ao categoria de cidade pela Lei estadual n.º 1.064/92, sancionada também pelo mesmo governador. Entre 1963 e 1964 o então povoado de Porto Walter foi elevado à categoria de municipio, recebendo o nome de MÁRIO LOBÃO, sendo suprimido no mesmo ano e voltando à condição de povoado.



A instalação do município de Porto Walter aconteceu no dia 1° de janeiro de 1993, quando da posse de seu primeiro prefeito, vice-prefeito e vereadores, eleitos nas eleições de 1992. De acordo com o artigo 17 da Constituição do Estado do Acre, os vereadores eleitos em 1992 foram em número de nove.



Um comentário:

  1. Bem bonita a foto ,porém preferia que tivesse a data em que a foto foi tirada👍

    ResponderExcluir