TRADUTOR :

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

Postagens populares

quarta-feira, 29 de junho de 2011

ESTAÇÃO MAIS FRIA NO ANO

Inverno é a estação mais fria das quatro estações do ano nos climas temperados. O inverno do hemisfério norte é chamado de "inverno boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "inverno austral". O "inverno boreal" tem início com o solstício de inverno no hemisfério norte, que ocorre por volta de 21 de dezembro, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 20 de março nesse mesmo hemisfério. O "inverno austral" tem início com o solstício de inverno no hemisfério sul, que ocorre por volta de 21 de junho, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 23 de Setembro nesse mesmo hemisfério. O inverno é caracterizado, principalmente, pelas baixas temperaturas. Durante a estação, várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes. Outros animais, como ursos, hibernam nesse período, reduzindo grandemente sua atividade metabólica. Em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas.




Engloba parte dos meses de Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março no hemisfério norte, e Junho, Julho, Agosto e Setembro no hemisfério sul.

Isto acontece porque os raios solares incidem praticamente perpendicularmente no hemisfério onde acontece o verão e consequentemente, têm uma incidência tangencial no hemisfério oposto, causando o tempo invernoso.


E para quem fala que não dá para fazer nada no inverno se engana viu?

Muita gente gosta de subir a serra neste período e curtir um friozinho no campo.
A Serra Gaúcha é um dos destinos mais charmosos do Brasil, no inverno. Lareira e vinho, gastronomia, hospedagem, compras, além de paisagens exuberantes, vales, vinhedos, montanhas e cachoeiras. O povo, sempre hospitaleiro. No verão, as temperaturas podem ser elevadas. No inverno, podem chegar a 0°C ou menos ainda. Por isso  venha preparado e aproveite as muitas atrações e emoções de cada clima na Serra Gaúcha.

Alguns preferem  ficar em casa olhando aquele  filme com pipocas e um chocolate quente, nada mal ... :)
Sem dizer que na minha opinião é a melhor opção de lazer, e ficar juntinho com a pessoa amada, para esquentar nesse friozinho gostoso.




Como se manter no inverno:
Estamos no começo do inverno e as temperaturas já começam a diminuir em várias partes do país. Junto com o frio vem o fondue, chocolate quente, queijos, o consumo de bebidas alcoólicas, a preguiça e aqueles quilinhos extras indesejáveis.


 É possível manter a forma no inverno sem precisar se privar completamente de todas as delícias que essa estação oferece.

Nessa estação é muito comum as pessoas substituírem o jantar por sopas, que além de alimentar, ainda esquentam. Para que o seu jantar seja equilibrado e pouco calórico, prefira sopas preparadas com verduras, legumes, carnes sem gordura ou frango sem pele, e pouca quantidade de alimentos fonte de carboidratos, como arroz, batata e macarrão.

Os cremes, também muito consumidos, geralmente são preparados com creme de leite, queijos amarelos, bacon, e dessa forma se tornam bem mais calóricos. Mas se consumidos esporadicamente e em quantidade moderada não irão comprometer a sua boa forma.

O tão delicioso e consumido chocolate quente preparado com leite integral, chocolate ao leite, creme de leite e conhaque pode ser substituído por uma versão menos calórica. Prepare-o com leite desnatado, achocolatado em pó diet, pouca quantidade de creme de leite light e dispense o conhaque. Para dar um gostinho a mais, você pode também adicionar um pedaço de canela em pau.

Os fondues de chocolate e queijo também podem ganhar uma versão mais "light". Substitua o creme de leite normal pelo light, utilize queijos brancos ao invés de queijos amarelos, aumente a proporção de chocolate amargo em relação ao chocolate ao leite.

As massas também costumam ser grandes vilãs no inverno. No lugar de molhos como quatro queijos e branco, opte por molhos ao sugo ou com ervas, que são bem menos calóricos que os molhos brancos ou a base de queijos amarelos.

Os recheios de algumas massas também influenciam no valor calórico. Em vez de recheios como requeijão cremoso, presunto e queijo amarelo, prefira as massas recheadas com ricota, peito de peru e espinafre.

O consumo de bebidas alcoólicas costuma aumentar nesta época, pois para muitas pessoas o álcool ajuda a “esquentar”. Mas para que você se mantenha aquecido e não ingira calorias a mais, os chás são ótimas pedidas. Mas se você não resistir, o vinho tinto é a escolha mais saudável, pois contém propriedades antioxidantes que fazem bem à saúde.

Além de tornar alguns pratos menos calóricos, outras atitudes também colaboram para manutenção da forma e do peso durante o inverno.

Fracionar as refeições é muito importante. Fazendo de 5 a 6 refeições por dia você não ficará muito tempo sem se alimentar, e evitará que extrapole nas principais refeições. Além disso, comer várias vezes ao dia auxilia no emagrecimento, pois quanto mais o seu organismo trabalha para digerir os alimentos, mais calorias ele "queima"

Não deixe de praticar atividades físicas. Mesmo com o frio e a preguiça, a prática de exercício físico é essencial para a sua saúde e bem-estar em todas as estações do ano. Além de também colaborar para a manutenção do seu peso.

Fazer escolhas saudáveis, tornar algumas receitas típicas do inverno menos calóricas e praticar atividade física regularmente são algumas atitudes para curtir o inverno sem comprometer a boa forma.

BELAS IMAGENS  DE INVERNO!























Nenhum comentário:

Postar um comentário