TRADUTOR :

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

Postagens populares

segunda-feira, 27 de junho de 2011

URUBICI - SANTA CATARINA, A SIBÉRIA BRASILEIRA

Urubici é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 28º00'54" sul e a uma longitude 49º35'30" oeste, estando a uma altitude de 915 metros. Sua população segundo censo 2010 é de 10.702 habitantes. Possui uma área de 1019,1 km².













Urubici é considerada a Sibéria brasileira pela Secretaria Municipal de Turismo. Com cerca de 11 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Urubici duplica sua população com turistas durante o inverno. Urubici no mês de Maio chegou a ter 1,1°C de temperatura, sendo a segunda cidade mais fria de 2011 no Brasil, perdendo apenas de Urupema-SC que registrou -2,5°C, segundo Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina). Dados confusos pois não há estação na cidade de Urubici (900 m), mas sim no Morro da Igreja (1810 m).
HistóriaO município era habitado pelos índios Bororós, quando os primeiros colonizadores, vindos de Tubarão, São Joaquim e Bom Jesus, chegaram na região. Os novos habitantes logo expulsaram os índios, cujos vestígios ainda podem ser encontrados em cavernas e inscrições rupestres espalhadas por todo o território, convidando turistas e pesquisadores a visitarem a região.















Em 1924, sabendo da fertilidade no solo do vale do Rio Canoas chegaram à região imigrantes italianos, alemães e letões, que tornaram a agricultura e pecuária as pricipais atividades econômicas da região.

No cume do Morro da Igreja (1.828 m), o ponto mais alto habitado do sul do Brasil, localizado no município, foi registrada a temperatura mais baixa do país: −17,8°C, em 29 de junho de 1996.Dado sem validade, pois na época não havia uma estação de padrão meteorológico no local, tal como há nos últimos através de uma do INMET(Urubici).















Urubici também é conhecida pelas suas diversas belezas naturais, estando incluída no Caminho das Neves.

Localizada no fértil Vale do Rio Canoas, Urubici, a Terra das Hortaliças, é o maior produtor de hortifrutigranjeiros de Santa Catarina. Também se destaca pelo cultivo de maçã, especialmente com a variedade Gala, considerada a melhor de toda a região serrana. Outro aspecto importante é o cultivo de erva-mate, produto básico do tradicional chimarrão, e apreciado nos países do Mercosul.

















Por marcar a história de várias civilizações, Urubici exibe até hoje a passagem de seus primeiros habitantes. São sinais registrados em pedras há pelo menos 40 séculos, comparável às inscrições encontradas em alguns outros pontos do litoral catarinense.

Com paisagens muitas vezes comparada à Europa, Urubici está situada no ponto mais elevado de Santa Catarina. Inúmeras as cascatas revelam o respeito que a população local tem por sua terra, percebido pela preservação desses locais de grande beleza. Um exemplo é a Cascata do Avencal, com água despencando em queda-livre a mais de 100 metros de altura.

Outro local de destaque é o Morro da Igreja, com 1.822 metros de altitude, que permite enxergar todo o Litoral Sul Catarinense. Nesse morro, chama a atenção a Pedra Furada, uma verdadeira escultura natural em forma de janela, ligando formações rochosas a exuberantes e preservadas matas nativas. Não deixe de conhecer também as inscrições rupestres dos tempos das cavernas, na Serra do Corvo Branco, Gruta Nossa Senhora de Lourdes e Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Segundo historiadores, o ano de 1711 é data base para Urubici, quando D. João V ordena que os jesuítas procurem minas e catequizem índios, até o Rio Caçadores. Com essa missão, os padres José Mascarenhas e Luís de Albuquerque traçam marcos na região - marcos do Maranhão até Laguna, a considerada "região do ouro". O primeiro marco foi colocado no Morro Pelado (comando indígena), o segundo no Morro da Mala (onde moravam os padres) e o terceiro no Morro do Panelão (onde ficavam as tropas que carregariam o ouro). Conta-se que grande porção do ouro foi enterrada nas rochas pelos jesuítas. Os índios, na maioria tupi-guarani, foram catequizados em grupos e já eram remanescentes de outras regiões.

Conta-se que existem mapas em originais e cópias, nunca vistos. Urubici registrava um pinheiral espantoso, um "mar de pinheiros", e em outras regiões, não em todas, alguns banhados, com sumidouros de animais e pessoas não orientadas. Alguns índios já conheciam missionários e orientavam jesuítas pelas andanças. Padre Luís relata que ao fincar uma grande cruz no 1º marco, ela mergulhou no pântano, mais de um metro, sem nenhuma força. Em cada marco foi plantada uma cruz jesuítica, com ramos amarrados na altura de Cristo. Nos anais do livro 12 Jesuítas no Estado de Santa Catarina (Biblioteca dos Jesuítas do Rio de Janeiro), além desse relatório existe o seguinte: Os Jesuítas (que na opinião de muitos eram homens comuns com vestes de padres) levavam pessoas em cargueiros para acamparem e ficarem acampadas nas regiões por onde andavam. No planalto, acamparam doze homens com cavalos, fora os dois padres que comandavam a pesquisa. Balaios cheios de artefatos indígenas eram levados continuamente de volta à missão no Morro do Pelado de onde eram levados para o Rio. Com eles ia um bugreiro, Samuel Kupll, que preparava o chão da missão e fazia o marco; Manuel Sampaio que era cuidador de tropas; os guapos que a cavalo iam pela região, com Liro Santo, Caetano Matoso e outros. (Em 1903, imigrantes agricultores e madeireiros fixam-se na região até 1911).

GeografiaAs montanhas da Serra Catarinense, região com altitudes próximas aos 1800 metros, registram as temperaturas mais baixas do Brasil. Foram os fazendeiros da região que criaram o turismo rural, adaptando suas fazendas centenárias para receber hóspedes. Os serranos encantam os visitantes com a hospitalidade calorosa, a comida farta e deliciosa e a oferta de atividades ao ar livre, como as cavalgadas, que rapidamente sintonizam o visitante com a natureza.

A Serra Catarinense é a região mais fria do Brasil, sendo o único lugar do país onde neva todos os anos, mesmo que por poucos dias, durante o inverno. A paisagem de araucárias, campos e taipas (muros de pedra basalto) cobre-se inteiramente de branco e até as águas das cachoeiras podem congelar. Cascata do Avencal é um ponto turístico da cidade, possui queda de água de cem metros, é bastante utilizada para a prática do rapel. Fazendas centenárias, a cultura gaúcha, a culinária campeira, cavalgadas e visões bucólicas de povoados rurais complementam o cenário da natureza agreste da Serra Catarinense.

O frio e a paisagem de pinheiros, vastos campos com gado pastando e grandes cânions são um cenário curioso e surpreendente num país majoritariamente tropical como o Brasil – mesmo no verão, a apenas 100 quilômetros do litoral, sente-se o clima de montanha. Cavalgar em paisagens montanhosas e depois descansar em frente ao fogo de chão, degustando a comida local, são programas típicos da Serra Catarinense.

AcessosAcesso pelas rodovias SC-430 ligando o município à BR-282 em Bom Retiro. Pelo sul há a SC-430, dando acesso a São Joaquim e Bom Jardim da Serra. Ao leste, a SC-439 desce a serra chegando ao município de Grão Pará, ligação com a BR-101 em Tubarão. A oeste, SC-439 levando ao município de Rio Rufino.
Em 26 de junho de 2011, nos primeiros dias do inverno no Brasil, Urubici registrou a temperatura de -4,3° graus negativos, com o primeiro registro de neve do ano, temperatura que só perdeu para o vizinho município de São
Joaquim que -5,4 graus negativos e uma impressionante sensação térmica de -27º graus negativos nas primeiras horas da manhã do dia 27 de junho.



Um comentário: